quinta-feira, 19 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Sistema de Alerta contra colisões é a novidade para 2006

Eaton Vorad, equipamento da empresa já em uso nos EUA, promete reduzir os acidentes de trânsito com veículos pesados no Brasil

A partir do ano que vem, a Eaton do Brasil vai trazer para o país um equipamento que promete reduzir drasticamente os acidentes de trânsito com veículos pesados nas estradas brasileiras.

- Publicidade -

O Vorad, tecnologia da empresa já em uso nos EUA há mais de 10 anos e, demonstrado na última edição da Fenatran, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, é um equipamento completo na prevenção contra colisões, desempenhando as funções de sistema de alerta contra acidentes frontais; sensor lateral; EVIMS – Sistema de Gerenciamento de Ocorrências de Percurso – e reconstrução de acidentes, com registros de ocorrências dos 10 minutos antecedentes à colisão.

A tecnologia de radar Eaton Vorad detecta até 20 veículos de uma vez, monitorando os acontecimentos até nas curvas.

Como componentes, o sistema possui um display principal, display de sensor lateral, sensor lateral, antena frontal e uma CPU para armazenagem dos dados.

- Publicidade -

“Esse equipamento reduz os riscos de colisões traseiras, veículos parados no acostamento, alerta para as trocas de faixa e entradas repentinas na pista, reduzindo e muito os custos relacionados a esses acontecimentos”, ressalta Carlos Roberto Dourado, gerente de Aftermarket da Eaton para a América do Sul.

Outra vantagem do aparelho é em relação a objetos no chamado “ponto cego” dos veículos, locais onde a visibilidade é quase inexistente nos retrovisores convencionais.

Com o equipamento, toda a vez que o motorista tiver a intenção de mudar de faixa e acionar a seta, é disparado um alerta sonoro e um alerta visual no display de sensor lateral quando existir algum veículo dentro do raio de 120º.

- Publicidade -

Além disso, independentemente da intenção do motorista de mudar de faixa, o display sempre indicará com um sinal visual – luz amarela acesa, toda vez que houver um veículo dentro desse raio de cobertura do sensor.

Funcionamento do display Central – O Vorad é acionado quando qualquer veículo está a uma distância equivalente a 106 metros.

A partir daí, quando o mesmo está a 3 segundos de distância, no display aparece um alerta amarelo sem sonorização. Quando o veículo está a 2 segundos, aparece um alerta laranja, acompanhado de um “BIP”.

A 1 segundo, aparece um alerta vermelho com um “BIP Duplo” e, a meio segundo de distância, continua o alerta vermelho, mas dessa vez, acompanhado de um “BIP Contínuo”.

“Nos Estados Unidos, a Eaton provou que em frotas usuárias do Vorad, o número de colisões frontais, laterais e em conversões foi reduzido entre 60% e 90%. Essas categorias de acidentes representam 80% de todos os tipos de acidentes envolvendo caminhões e ônibus”, diz Dourado.

EVIMS – O aparelho vai beneficiar também os frotistas brasileiros em relação aos acidentes.

O Vorad, com o sistema EVIMS – Sistema de Gerenciamento de Ocorrências de Percurso – monitora e registra dados como tempo do veículo em movimento e parado, velocidade, frenagens bruscas e distância do veículo a frente.

Dessa maneira, o frotista pode realizar análises de tendências de segurança de seus motoristas e veículos, estabelecer objetivos, acompanhar performance dos dados monitorados e identificar oportunidades de treinamento para os motoristas.

O Eaton Vorad tem previsão para chegar ao mercado brasileiro no ano que vem, e ainda não existem previsões para preços, uma vez que o produto está em fase de homologação no Brasil.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008