quinta-feira, 17 julho , 2025
28 C
Recife

Volvo Dynamic Steering de nova geração detecta furo no pneu dianteiro e ajuda a manter o caminhão na trajetória

Sistema inovador reduz esforço do motorista, aumenta segurança e mitiga efeitos de pneus furados em fração de segundo

A Volvo Trucks apresenta a nova geração do Volvo Dynamic Steering, que agora é capaz de identificar instantaneamente um furo no pneu dianteiro e agir para minimizar os efeitos da perda de pressão, ajudando o motorista a manter o caminhão estável e seguro na pista.

A inovação amplia os benefícios do sistema de direção dinâmica da Volvo, que já proporciona redução de até 75% no esforço necessário para manobras em baixa velocidade, contribuindo para a diminuição do cansaço e do estresse do motorista. Desde seu lançamento em 2013, o Volvo Dynamic Steering vem auxiliando motoristas em todo o mundo a dirigir com maior facilidade e segurança.

- Publicidade -

Segundo Anna Wrige Berling, diretora de Segurança no Trânsito da Volvo Trucks, “um pneu furado pode fazer com que o caminhão desvie bruscamente para um lado, com consequências muitas vezes fatais. Essa inovação torna nosso sistema ainda mais eficaz para garantir a segurança dos motoristas e demais usuários da via”.

Como o sistema atua em situações de emergência

Quando ocorre um estouro ou furo no pneu dianteiro, a perda de ar faz com que a roda dianteira se desalinhe, provocando um desvio súbito do veículo, tornando o controle difícil, mesmo para motoristas experientes. O Volvo Dynamic Steering detecta essa anomalia antes que o motorista perceba o sintoma, permitindo uma correção rápida e precisa da direção.

Esse auxílio é fundamental para evitar acidentes, já que controlar o caminhão numa situação tão crítica exige reflexos imediatos e pode ser uma tarefa desafiadora até para os motoristas mais habilidosos.

- Publicidade -

Benefícios também para o conforto e saúde do motorista

Além de agir em emergências, o sistema melhora a dirigibilidade diária, reduzindo vibrações e facilitando o controle em diversas condições de estrada e velocidades. Isso contribui para minimizar fadiga e esforço físico, especialmente em áreas críticas como pescoço, costas e ombros, muito afetados pelo tempo prolongado ao volante, exposição a vibrações e necessidade constante de ajustes na direção.

Tecnologias complementares e modelos disponíveis

O Volvo Dynamic Steering está disponível para os modelos FH, FH Aero, FMX e FM. A tecnologia integra múltiplas funções, como:

  • Detecção e redução de movimentos involuntários na direção;
  • Compensação automática de irregularidades no solo para eliminar vibrações;
  • Assistência leve para corrigir derrapagens e estabilizar o veículo;
  • Avisos e auxílio no retorno de faixa em casos de desvio involuntário;
  • Personalização da resistência e resposta da direção para conforto e segurança.

A tecnologia opera com uma combinação do sistema hidráulico de direção e um motor elétrico regulado eletronicamente que ajusta continuamente a força de esterçamento conforme a necessidade.

- Publicidade -

Fatos adicionais sobre o Volvo Dynamic Steering

  • A força para girar o volante em baixa velocidade é reduzida em até 75%, facilitando manobras e ré;
  • Em alta velocidade, o sistema ajuda a manter a trajetória, mesmo em pisos ruins e ventos laterais fortes;
  • O volante retorna automaticamente à posição central ao relaxar a pegada do motorista;
  • Pode ser combinado com funções como Stability Assist (estabilização) e Lane Keeping Assist (manutenção de faixa);
  • O sistema Pilot Assist, baseado no Dynamic Steering, oferece direção assistida contínua, incluindo controle adaptativo de distância.

Para mais detalhes sobre disponibilidade e versões, os clientes devem procurar a concessionária Volvo Trucks mais próxima.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

  • Volvo Dynamic Steering: sistema que combina direção hidráulica e motor elétrico para facilitar o controle e corrigir desvios involuntários em caminhões.
  • Estabilidade Assistida (Stability Assist): tecnologia que ajuda a evitar derrapagens e perda de controle do veículo.
  • Lane Keeping Assist: sistema que detecta desvio involuntário de faixa e atua na direção para retornar o veículo ao centro da pista.
  • Pilot Assist: assistência avançada que monitora posição do caminhão e mantém distância segura do veículo à frente, ajudando na condução em rodovias.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Tombini

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn