quinta-feira, 17 julho , 2025
28 C
Recife

Novas regras de segurança para recarga de veículos elétricos em edifícios serão divulgadas em breve no Brasil

Norma nacional, elaborada pelo Corpo de Bombeiros de SP com apoio da ABVE e especialistas internacionais, visa padronizar procedimentos e garantir segurança em garagens com eletromobilidade

As novas regras para aumentar a segurança de edifícios residenciais e comerciais que instalarem estações de recarga para veículos elétricos estão em fase final e serão divulgadas nas próximas semanas. A informação foi revelada pelo Coronel Max Alexandre Schroeder, comandante da Escola Superior de Bombeiros de São Paulo, durante o “Workshop Internacional Eletromobilidade & Segurança nas Edificações”, que reuniu mais de 700 bombeiros e especialistas de cinco países, reforçando o compromisso com a proteção da sociedade e a sustentabilidade.

As regras para aprimorar a segurança em edificações que possuírem infraestrutura de recarga de veículos elétricos estão na fase final de elaboração e deverão ser divulgadas nas próximas semanas. Essa importante informação foi anunciada pelo Coronel Max Alexandre Schroeder, comandante da Escola Superior de Bombeiros de São Paulo, durante o “Workshop Internacional Eletromobilidade & Segurança nas Edificações”. O evento, realizado em 6 de junho no Distrito Anhembi (SP), contou com a presença de mais de 700 bombeiros e especialistas de todo o Brasil, e destacou os avanços e desafios da segurança na eletromobilidade.

A norma, que vem sendo construída ao longo de mais de um ano de estudos técnicos e testes práticos, é resultado de uma consulta pública lançada pelos bombeiros de São Paulo em 5 de abril de 2024. Durante esse período, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) trabalhou diretamente com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, fornecendo informações técnicas, viabilizando viagens internacionais e simulando situações reais de combate a incêndio em veículos elétricos. Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, “o objetivo foi testar os protocolos de segurança dos próprios veículos e as baterias em condições reais, além de apresentar os equipamentos já disponíveis no Brasil”.

- Publicidade -

Em seu discurso de abertura, Ricardo Bastos reforçou o compromisso da ABVE em liderar esse processo com responsabilidade, enfatizando que a discussão não se limita apenas a carros, mas abrange “ônibus, bicicletas, patinetes e toda uma mobilidade sustentável”. Ele concluiu: “Queremos oferecer segurança para a sociedade ao mesmo tempo que cuidamos do meio ambiente”.

O Workshop, realizado no Teatro Celso Furtado, reuniu especialistas em segurança e prevenção de acidentes com veículos elétricos de cinco países: China, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Bélgica. A organização do evento ficou a cargo da ABVE, da Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros do Brasil) e da Fundabom (Fundação de Apoio ao Bombeiro de São Paulo), com apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. As apresentações serão disponibilizadas nos canais digitais da ABVE e Fundabom.

Os avanços nos testes foram detalhados pelo Major Ronaldo Ribeiro, coordenador da Comissão Estadual de Estudos sobre Eletromobilidade/SP e vice-presidente do Conasci. Ele destacou a importância de errar em ambiente de testes para não errar nas ocorrências reais, e que as técnicas observadas no exterior foram adaptadas à realidade brasileira, resultando, por exemplo, em uma redução de 25% no uso de água no combate a incêndios de veículos elétricos. O Coronel Max Alexandre Schroeder ressaltou que a norma nacional está sendo elaborada com base em estudos científicos e testes locais, e sua divulgação, nas próximas semanas, é aguardada com expectativa pela população e pelo Corpo de Bombeiros para padronizar procedimentos e garantir segurança.

- Publicidade -

A importância da norma que será divulgada vai além do estado de São Paulo, pois o Coronel Max Schroeder também preside o Comitê Nacional de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia da Ligabom. Isso significa que a orientação sobre eletrificação e segurança nas edificações será válida para os corpos de bombeiros dos 27 Estados brasileiros, estabelecendo um padrão nacional.

Durante o workshop, os especialistas internacionais trouxeram contribuições relevantes, como Dong Wang (BYD, China), Mitch Peterson (Fire Safety Research Institute e UL, EUA), Nicolas Koch-Hartke (Alemanha), Glenn Trevor Pröbstl (EV Fire Safe e Ministério da Defesa da Austrália) e Glenn Cezanne (CharIn, Bélgica). Entre os pontos em comum destacados pelos palestrantes, estão a importância de sistemas automáticos de combate a incêndios em garagens, como sprinklers e detectores de fumaça, o risco de reignição em baterias de lítio, a toxicidade dos gases emitidos e o uso estratégico de mantas de supressão de fogo.

A atuação integrada foi enfatizada pelo Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, presidente da Ligabom, que salientou a necessidade de os bombeiros acompanharem o rápido avanço tecnológico para proteger patrimônios e vidas, sempre com base na ciência e na colaboração.

- Publicidade -

O Major Ronaldo Ribeiro também destacou a capacitação de 200 bombeiros de todo o Brasil para atuar em incêndios envolvendo novas tecnologias. A “joia da coroa”, segundo ele, é o laboratório construído na Escola de Bombeiros de Franco da Rocha, em parceria com o SindusCon e o Secovi, que simula as condições de uma garagem em caso de incêndio, com sprinklers, detectores de fumaça, exaustores e outros equipamentos.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Eletromobilidade – Conceito que abrange a utilização de veículos movidos a energia elétrica, incluindo carros, ônibus, bicicletas e patinetes, e a infraestrutura necessária para seu funcionamento, como estações de recarga.

ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) – Entidade que representa os interesses da indústria e do mercado de veículos elétricos no Brasil, promovendo seu desenvolvimento e adoção.

Norma nacional – Conjunto de regras e diretrizes que são válidas em todo o território de um país, buscando padronizar procedimentos e garantir a segurança.

Sprinklers – Chuveiros automáticos de combate a incêndio, ativados pelo calor, que liberam água para controlar ou extinguir as chamas em edifícios.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Tombini

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn