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Incêndio em navio cargueiro persiste: 3 mil carros e mais de 800 elétricos viram cinzas

Incêndio no "Morning Midas" começou em deque com veículos eletrificados; dificuldade em apagar as chamas é atribuída às baterias de íons de lítio

Um navio de transporte de veículos, o “Morning Midas”, com 3.159 carros zero quilômetro a bordo, dos quais 800 são veículos elétricos (VEs) e híbridos, está em chamas na costa do Alasca, EUA, desde terça-feira (3). A tripulação foi evacuada em segurança, mas o incêndio, que teve início em um deque que armazenava esses veículos eletrificados, tem se mostrado extremamente difícil de controlar devido às altas temperaturas e ao risco de reignição das baterias de íons de lítio, que podem atingir mais de 2.700°C. O navio, com bandeira da Libéria, saiu da China e estava a caminho do México.

Um grave incêndio consome o navio de transporte de veículos “Morning Midas” há mais de uma semana na costa do Alasca, nos Estados Unidos. A embarcação, que partiu de Yantai, na China, com destino a Lazaro Cardenas, no México, carregava 3.159 veículos zero quilômetro, sendo 800 deles elétricos e uma parte significativa híbridos. O fogo teve início em um dos deques internos onde estavam armazenados esses veículos eletrificados de diferentes marcas chinesas, levando a tripulação a abandonar o navio na terça-feira, 3 de junho.

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Os 22 membros da tripulação foram evacuados em segurança, informou a operadora da embarcação, a Zodiac Maritime, que agora se concentra na salvatagem do navio. O “Morning Midas”, com bandeira da Libéria, estava a aproximadamente 482,8 km a sudoeste de Adak, no Alasca, quando o incêndio começou.

Desafios no Combate ao Fogo de Veículos Elétricos e Híbridos

A principal dificuldade em extinguir as chamas está diretamente relacionada às baterias de íons de lítio presentes nos veículos elétricos e híbridos. Essas baterias contêm eletrólitos inflamáveis e outros materiais altamente reativos que, se não desativados corretamente, podem gerar curto-circuitos e iniciar ou acelerar incêndios. Quando queimam, essas baterias podem atingir temperaturas superiores a 2.700 graus Celsius, funcionando como um acelerador de chamas e tornando o combate ao incêndio extremamente complexo e com alto risco de reignição.

Apesar de um rebocador com capacidade de lançar jatos d’água ter chegado ao local na segunda-feira (9), a embarcação conseguiu apenas monitorar o navio devido à intensidade do fogo e à distância da costa. A previsão é que outros dois rebocadores semelhantes cheguem nos próximos dias para auxiliar na tentativa de debelar as chamas, que persistem há oito dias.

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Aumento de Incidentes em Embarcações

Este incidente se soma a uma crescente preocupação no setor de seguros. Em 2022, um navio transportando 4.000 carros de luxo afundou na costa dos Açores após pegar fogo. De acordo com a seguradora Allianz Commercial, incidentes de incêndio a bordo de embarcações, especialmente em porta-contêineres, transportadores de automóveis e navios roll-on/roll-off, atingiram o nível mais alto em uma década em 2024. A seguradora alerta que “o risco permanece significativo devido ao tamanho desses navios e às complexidades envolvidas no combate a incêndios e na salvatagem”.

  • Dificuldade de Combate: Incêndios em navios, especialmente aqueles com veículos elétricos, são extremamente difíceis de apagar. As baterias de íons de lítio desses veículos podem queimar a altas temperaturas e são propensas a reignições, exigindo grandes quantidades de água e equipamentos específicos. O ambiente confinado dos navios cargueiros também dificulta a ventilação e o acesso dos bombeiros.
  • Origem do Fogo: Acredita-se que o incêndio tenha começado em um dos conveses que armazenavam veículos elétricos e híbridos. As causas exatas ainda estão sob investigação.
  • Abandono da Tripulação: A tripulação de 22 pessoas seguiu os protocolos de contenção de incêndio, mas sem sucesso, e precisou abandonar a embarcação. Eles foram resgatados pela Guarda Costeira dos EUA.
  • Perdas Significativas: É muito provável que a maioria, senão todos, os veículos a bordo sejam perdidos. O navio estava indo da China para o México.
  • Desafios para o Resgate: A distância da costa dificulta a chegada de rebocadores com capacidade de combate a incêndios. Mesmo quando chegam, a água salgada não pode ser usada diretamente para apagar as baterias, sendo necessária água dessalinizada.
  • Aumento de Incidentes: Relatórios como o da Allianz em 2025 já apontavam um aumento nos incidentes desse tipo nos últimos dez anos, destacando os riscos significativos do transporte marítimo de veículos, especialmente os eletrificados.

A situação do Morning Midas reforça o alerta global sobre a segurança no transporte marítimo de veículos elétricos e a necessidade de adaptação das embarcações com sistemas mais eficazes para mitigar esses riscos.

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Salvatagem – Conjunto de ações e técnicas empregadas para resgatar e proteger embarcações, cargas ou pessoas em situações de perigo no ambiente marítimo.

Veículos Elétricos (VEs) – Automóveis movidos por um motor elétrico, alimentado por baterias recarregáveis.

Veículos Híbridos – Automóveis que combinam um motor a combustão com um motor elétrico, utilizando ambos ou alternadamente para propulsão.

Baterias de Íons de Lítio – Tipo de bateria recarregável amplamente utilizada em veículos elétricos e eletrônicos, conhecida por sua alta densidade de energia, mas que pode apresentar riscos de incêndio em caso de danos ou sobrecarga.

Reignição – O reinício de um incêndio após ter sido aparentemente extinto, devido a calor residual ou materiais combustíveis que não foram completamente resfriados ou removidos.

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