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Basalt Turbo 200 na prática: testamos o novo SUV cupê da Citroën

Com motor 1.0 Turbo Flex de até 130 cv e câmbio CVT com simulação de sete marchas, o Basalt se posiciona abaixo dos concorrentes diretos como Fiat Fastback e VW Nivus. Mas será que vale o investimento?

Fala, pessoal do Mecânica Online®, tudo certo com vocês? No vídeo de hoje, avaliamos o Citroën Basalt Shine Turbo 200, um SUV compacto com visual de cupê que promete unir espaço interno, estilo marcante e bom custo-benefício.

Será que ele consegue cumprir essa missão? Neste vídeo, Tarcisio Dias, engenheiro mecânico mecatrônico, traz todos os detalhes sobre a dirigibilidade, consumo real, espaço interno, desempenho e os equipamentos do novo Basalt. Um conteúdo direto e técnico, do jeito que você entende!

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Com motor 1.0 Turbo Flex de até 130 cv e câmbio CVT com simulação de sete marchas, o Basalt se posiciona abaixo dos concorrentes diretos como Fiat Fastback e VW Nivus. Mas será que vale o investimento?

Assista até o final, confira nosso veredito e veja se esse SUV cupê entra no seu radar!
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Avaliação completa, com foco em:

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  • Design e espaço interno
  • Motorização Turbo 200
  • Comportamento da suspensão
  • Consumo com etanol e gasolina
  • Recursos de conforto e segurança
  • Relação custo-benefício

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SUV cupê da Citroën aposta em design diferenciado e custo-benefício
para competir com Fastback e Nivus

A Citroën amplia sua presença no segmento dos utilitários esportivos compactos com o lançamento do Basalt Shine Turbo 200, um SUV com linhas de cupê e proposta familiar. Avaliamos o modelo para entender se ele entrega o equilíbrio necessário entre espaço, desempenho e tecnologia no uso urbano e em viagens.

O Basalt chega como o terceiro produto desenvolvido na plataforma modular C-Cubed, após C3 e C3 Aircross. O novo SUV cupê se diferencia pelo estilo de carroceria que mescla traços de fastback com dimensões bem proporcionadas: são 2,64 metros de entre-eixos e um generoso porta-malas de 490 litros, ideal para viagens com a família.

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O design externo aposta em linhas modernas, para-choques elevados, caimento de teto acentuado e elementos que reforçam a robustez. A dianteira ostenta a identidade visual atual da Citroën, com a tradicional assinatura luminosa em LED e grade bipartida. O resultado final agrada quem busca um carro com visual fora do comum no segmento.

Sob o capô, o destaque é o motor 1.0 Turbo 200 Flex, o mesmo utilizado em outros modelos do grupo Stellantis, como Fiat Pulse e Citroën C3 Aircross. São até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com funcionamento suave e boa agilidade em trechos urbanos, especialmente com o veículo leve. O câmbio CVT que simula sete marchas complementa a proposta de condução confortável e eficiente.

Nos testes dinâmicos, o Basalt apresentou desempenho condizente com a proposta: boas respostas nas arrancadas e retomadas com carga parcial, mas com perda de vigor perceptível ao transportar cinco ocupantes e bagagem completa. Ainda assim, a entrega de torque em baixas rotações contribui para uma condução segura em aclives e retomadas.

O consumo de combustível revelou-se coerente para a categoria: 7,7 km/l com etanol e carga total na cidade durante os testes. De acordo com o Inmetro, o modelo alcança até 13,7 km/l com gasolina na estrada, o que posiciona bem o Basalt frente a concorrentes diretos no segmento de SUVs compactos com motorização turbo.

A suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção estão bem calibradas para o uso cotidiano, com boa absorção de impactos em valetas e lombadas com o carro vazio. Com ocupação total, no entanto, notamos o fim de curso em algumas situações, exigindo atenção em trechos mais acidentados.

Por dentro, o espaço para pernas é generoso no banco traseiro, graças ao bom aproveitamento estrutural da plataforma. A limitação fica por conta da altura do teto na traseira, que pode incomodar adultos mais altos. Em tecnologia e segurança, o Basalt traz seis airbags, central multimídia com espelhamento sem fio e ar-condicionado automático digital, mas deixa de oferecer assistências à condução semiautônoma, como frenagem automática e piloto adaptativo.

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Plataforma C-Cubed: Arquitetura desenvolvida pela Citroën para países emergentes, priorizando custo competitivo, versatilidade e espaço interno.

Motor Turbo 200 Flex: Conjunto 1.0 turbo alimentado com etanol ou gasolina, que entrega até 130 cv com torque elevado em baixa rotação.

CVT (Transmissão continuamente variável): Transmissão que simula sete marchas virtuais e proporciona trocas suaves, com foco em conforto e economia.

Suspensão McPherson: Tipo de suspensão dianteira amplamente usada por oferecer bom equilíbrio entre custo, conforto e desempenho.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Desempenho
Consumo
Conforto
Espaço interno
Acabamento
Tecnologia
Segurança
Estilo / Design
Dirigibilidade

Resumo

O Citroën Basalt Shine Turbo 200 se destaca no segmento de SUVs compactos com estilo cupê pelo seu visual ousado, bom espaço interno e conjunto mecânico eficiente. Embora tenha pontos a evoluir em acabamento e segurança, entrega uma proposta racional e competitiva para quem busca um veículo familiar com personalidade.

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