A planta de Vysoké Mýto, na República Tcheca, completa 130 anos de atividades como um dos maiores e mais avançados polos industriais de ônibus da Europa, celebrando a data em sincronia com os 50 anos da Iveco.
Localizada em uma área de 355 mil m², a fábrica da Iveco Bus em Vysoké Mýto é hoje sinônimo de excelência na produção de ônibus urbanos, interurbanos e rodoviários, com capacidade anual para até 5.000 veículos. Desde sua origem, em 1895, como uma oficina de carruagens, o complexo fabril tem evoluído constantemente em estrutura, tecnologia e processos, tornando-se uma referência mundial no setor de mobilidade coletiva.
A unidade emprega mais de 4.400 pessoas e tem papel estratégico na economia da República Tcheca. Em 2024, 90% da produção foi destinada à exportação para 25 países. Com 42% de participação de mercado no país, a Iveco Bus mantém a liderança absoluta, impulsionada pela força de modelos como o Crossway — sua linha mais bem-sucedida — e o versátil Evadys.
A trajetória da fábrica é marcada por contínua modernização e marcos tecnológicos. Já em 1958, a unidade implementava processos modulares de montagem com uso de gabaritos, elevando a precisão construtiva. Na década de 1980, vieram a automação e a centralização das operações. Em 2001, a planta tornou-se pioneira na Europa Oriental ao adotar o sistema de pintura por imersão catódica, tecnologia que proporciona proteção anticorrosiva de longa duração aos ônibus.
O avanço continuou com a incorporação da eletromobilidade, incluindo as versões Low Entry GNV híbridas e elétricas da linha Crossway, bem como o lançamento das versões totalmente elétricas em 2023. Com isso, a Iveco Bus reforça seu compromisso com a transição energética e a redução das emissões no transporte público.
A história da planta também é rica em modelos que marcaram época. Desde o primeiro ônibus produzido sobre chassi Škoda em 1928, até o lendário Škoda 706 RTO nos anos 50 e 60, e as evoluções posteriores com as linhas 700, 900 e Crossway, os veículos fabricados em Vysoké Mýto ajudaram a moldar o transporte coletivo na Europa. A unidade também assumiu, desde 2022, a produção exclusiva do Evadys, modelo de missão múltipla ideal para turismo e linhas regulares.
Além da excelência produtiva, a fábrica se destaca pela experiência oferecida aos clientes. O Centro de Design inaugurado em 2015 permite configurar os veículos conforme necessidades específicas, com acesso direto a materiais, acabamentos e componentes — reforçando a personalização como diferencial competitivo.
O ano de 2025 não só consagra um século e três décadas de produção ininterrupta em Vysoké Mýto, como também celebra o cinquentenário da Iveco, marco que une tradição e inovação em prol da mobilidade inteligente e sustentável.
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- Pintura por imersão catódica (e-coat): Processo anticorrosivo que aplica tinta condutora eletricamente em toda a estrutura metálica do veículo por meio de eletrodeposição, garantindo cobertura uniforme, inclusive em cavidades e áreas internas.
- Chassi: Estrutura base sobre a qual o ônibus é construído. Suporta motor, transmissão, suspensão e carroceria, sendo essencial para a rigidez e desempenho do veículo.
- Gabarito de soldagem: Dispositivo de fixação usado durante a montagem da carroceria para assegurar a precisão dimensional e o alinhamento das partes soldadas.
- Eletromobilidade: Conjunto de soluções tecnológicas voltadas ao uso de propulsão elétrica, incluindo baterias, motores elétricos e infraestrutura de recarga, com foco na redução de emissões.