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Brasil registra primeiro voo de aviação geral com combustível sustentável

Voo histórico foi realizado por um helicóptero modelo S92 da Líder Aviação, a serviço da empresa de energia Equinor, para o transporte de profissionais até plataformas em alto-mar.

A aviação geral brasileira deu um passo significativo rumo à sustentabilidade nesta terça-feira, 20 de maio, com a Líder Aviação realizando o primeiro voo utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel) em um helicóptero no Rio de Janeiro. A iniciativa, em parceria com a Equinor e abastecida pela Vibra, marca um pioneirismo que promete impulsionar a descarbonização do setor no país.

O voo histórico foi realizado por um helicóptero modelo S92 da Líder Aviação, a serviço da empresa de energia Equinor, para o transporte de profissionais até plataformas em alto-mar. O grande diferencial dessa operação foi o uso do SAF (Sustainable Aviation Fuel), um biocombustível que se destaca por reduzir as emissões de carbono em cerca de 80% ao longo de seu ciclo de vida, em comparação com o querosene de aviação tradicional. A aeronave foi abastecida pela Vibra, por meio de sua unidade BR Aviation, a única fornecedora desse tipo de combustível no Brasil.

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O ponto de partida do voo foi o Aeroporto de Jacarepaguá, e o abastecimento foi feito com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil. Essa proporção é autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e teve sua segurança e rastreabilidade certificadas pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graças a esse blend, o voo emitiu aproximadamente 9% menos CO2, demonstrando o impacto positivo imediato da tecnologia.

Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação, enfatizou a importância desse marco: “Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações.” Ele também ressaltou que essa prática é valorizada pelos clientes do setor de energia, que buscam soluções com menor impacto ambiental. O biocombustível utilizado, chamado UCO (Used Cooking Oil), é produzido a partir de óleo de cozinha usado, transformando um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo para a descarbonização.

O SAF, classificado como um combustível drop-in, possui uma grande vantagem: ele pode ser utilizado nos motores de aeronaves existentes sem a necessidade de adaptações. Isso permite uma transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente. O combustível utilizado pela Líder Aviação é armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para esse tipo de armazenagem, garantindo a sustentabilidade da cadeia.

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Mais do que um feito inédito, esse voo simboliza uma mudança de mentalidade no setor da aviação brasileira. A Líder Aviação se torna a primeira empresa de aviação executiva a adquirir SAF da Vibra, antecipando-se a uma exigência que só entrará em vigor a partir de 2027: a obrigatoriedade do uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas. Com 66 anos de história, a Líder Aviação adiciona mais um marco pioneiro à sua trajetória de inovação e compromisso com o futuro.

Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra, destacou o papel de sua empresa nesse pioneirismo: “A Vibra, líder de mercado no segmento de aviação, não poderia deixar de ser a empresa pioneira na comercialização de SAF no Brasil.” Ele mencionou que a Vibra também foi a primeira a atuar com o conceito Book & Claim para esse combustível sustentável, reforçando seu protagonismo na transição energética e na descarbonização do segmento de aviação no país.

Para a Líder Aviação, o SAF é uma das ferramentas mais promissoras no caminho da descarbonização. Seu uso está inserido em um plano mais amplo de sustentabilidade da companhia, que inclui programas de eficiência no consumo de combustível, padronização de rotas, uso de energia limpa e participação ativa em fóruns e debates regulatórios sobre o futuro da aviação. Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação, reafirmou o compromisso: “Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa.”

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SAF (Sustainable Aviation Fuel) – Combustível de aviação produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, resíduos agrícolas ou lixo, que tem como principal objetivo reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o querosene de aviação fóssil.

Blend – Uma mistura de dois ou mais componentes. Neste contexto, refere-se à combinação do SAF com o querosene de aviação tradicional (JET A fóssil) para ser utilizado nas aeronaves.

Drop-in – Característica de um combustível alternativo que pode ser usado em equipamentos existentes (motores, tanques, sistemas de abastecimento) sem a necessidade de modificações ou adaptações, facilitando sua adoção.

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