terça-feira, 10 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Descubra as melhores cores para os carros em 2023

Branco, preto, cinza e prata ainda dominam veículos não comerciais. Amarelo, laranja, verde e violeta conquistam participação no mercado

Mais uma vez as cores acromáticas (neutras: branco, preto, prata e cinza) dominaram o mercado automotivo em todo o mundo em 2022. No entanto designers da BASF encontraram no Color Report — Relatório de Cores para Revestimentos Automotivos da empresa, a paleta de cores automotivas está se expandindo permitindo que cores como amarelo, laranja, verde e violeta tomem parte do mercado.

Apesar da mudança, as cores acromáticas – branco, preto, prata e cinza – seguiram padrão familiar, pintando a maioria dos veículos não comerciais produzidos em 2022. Como vem acontecendo há vários anos, o branco ainda é a cor de carro mais popular em todo o mundo por sua beleza clássica, atemporal e alto valor de revenda.

- Publicidade -

Quando compradores não escolhiam cores acromáticas, eles muitas vezes decidiam pelo azul ou o vermelho. Embora essas duas cores ainda sejam muito populares, outras cores como amarelo, laranja, verde e violeta estão ganhando espaço de mercado na maioria das regiões do mundo. Isto mostra que os clientes da BASF – as montadoras de veículos – estão adotando uma gama mais ampla de diversidade e amplitude de cores do que antes.

Os dados citados ao longo do relatório também mostram que as montadoras produziram mais veículos à medida que se recuperaram dos efeitos da pandemia global, e dos desafios da cadeia de fornecimento regional.

América do Sul – A região mais clara pois branco e prata dominam o mercado
Historicamente, compradores de automóveis sul-americanos escolhem cores mais tradicionais e menos chamativas. Como em outras regiões do globo, o branco é de longe o favorito, e o cinza ganha do preto na participação de mercado para as cores acromáticas.

- Publicidade -

Para as cores cromáticas, o vermelho e o azul ficaram estáveis em comparação com anos anteriores, enquanto o marrom ganhou certo espaço do mercado. Essas cores foram escolhidas principalmente para veículos menores. Os carros maiores e SUVs representaram uma maior proporção de cores acromáticas, incluindo efeitos novos e variados.

“A América do Sul ainda é uma região conservadora. Comprar um veículo aqui significa que você pode não ter a mesma variedade de cores, mas dentro de cada espaço de cor, há alguns efeitos realmente empolgantes e diferentes”, disse Marcos Fernandes, Diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.

EMEA: Mais colorido, embora suas duas maiores cores (branco e preto) também tenham aumentado – Europa, Oriente Médio e África (EMEA) mostraram aumentos para duas cores mais populares – branco e preto – e perdas na participação de mercado para cinza e prata. Ao mesmo tempo, a região ficou muito mais colorida.

- Publicidade -

O azul ainda tem uma liderança dominante entre as cores cromáticas na EMEA, mas tanto ele quanto o vermelho perderam participação no mercado. O laranja começou a aparecer nas preferências dos compradores de automóveis, e o amarelo, marrom e verde ganharam alguns pontos percentuais.

“O branco e o preto aumentaram este ano, mas o que predomina é a diversidade nas cores cromáticas,” disse Mark Gutjahr, chefe da Automotive Color Design, EMEA. “Ao adicionar amarelo, laranja, marrom e verde à participação de mercado, você pode ver mais matizes e diversidade, refletindo uma paleta de cores mais matizada e uma profundidade e amplitude de cor que se desenvolveu no último ano ou dois.”

América do Norte: apareceram cores mais cromáticas como a violeta – Os compradores de automóveis norte-americanos têm menos opções de cores cromáticas, mas isso não significa que estejam escolhendo menos carros cromáticos. Azul e vermelho ainda são dominantes. A região é mais colorida do que antes, pois verde, amarelo, violeta e bege aparecem com mais frequência.

O azul ainda está no topo, e a lacuna entre o azul e o vermelho está aumentando ao passo que ele continua dominando. As cores acromáticas como preto, cinza e prata perderam alguma participação no mercado, especialmente em veículos pesados. Isso fez com que tons terrosos como bege, marrom e verde aumentassem, e violeta ganhasse participação no mercado à medida que os gostos dos compradores de automóveis mudavam.

“Se você olhar para as principais cores cromáticas, o azul e o vermelho estão no topo. Mas com as pessoas se voltando mais para a natureza, as cores naturais como verde, amarelo, violeta e bege estão deixando sua marca”, disse Liz Hoffman, diretora de design, The Americas. “Os compradores de automóveis também estão procurando uma cor de veículo que transmita sua positividade.”

Ásia Pacífico: o aumento dos tons de cinza aumentou a proporção de cores acromáticas – Como os designers da BASF viram em outras regiões do mundo, o branco foi também a cor mais popular na Ásia-Pacífico. O verdadeiro foco deste ano é um aumento dos tons de cinza, insinuando uma nova era na indústria automotiva, e a mudança de valores e hábitos dos compradores de automóveis.

Embora os números totais não sejam enormes, marrom, verde e violeta são todos consistentes na popularidade das cores. Vai demorar muito tempo até que eles desafiem o branco para os mais populares, mas por enquanto, eles contribuem para a tremenda diversidade de cores na Ásia-Pacífico. Isso é especialmente certo entre os veículos pequenos e os NEVs, que estão sendo vendidos em uma gama mais ampla de cores.

A cor cinza ganhou cerca de seis pontos percentuais de popularidade, tomando espaço do mercado de azul, vermelho, dourado e marrom.

“O cinza é mais atraente e popular do que nunca. Os usuários nunca desistem de buscar singularidade e individualidade em cores acromáticas”, disse Chiharu Matsuhara, chefe de design, Ásia Pacífico. “Algumas variações de cinza com tons azuis ou violeta estão entrando no mercado, com efeitos sólidos e adicionaram também efeitos de pérolas de cor mostrando grande diversidade no espaço de cores.”

O Relatório de Cor da BASF para Revestimentos Automotivos é uma análise de dados da divisão de Tintas da BASF, baseada na produção automotiva global e aplicação de tintas em veículos não comerciais em 2022.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008