sábado, 7 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Shelby GT500 é o Mustang conversível mais potente já produzido

A Ford anunciou que o Mustang Shelby GT500, com lançamento programado para o segundo semestre do ano que vem nos Estados Unidos, como modelo 2007, terá também uma versão conversível.

O modelo, equipado com motor 5.4 L V8 Supercharger, com 444 cv, será o Mustang conversível mais potente já produzido de fábrica nos 41 anos de história do modelo.

- Publicidade -

O lendário preparador Carroll Shelby, responsável pelo Mustang Shelby original, foi convidado a participar do projeto junto com o time de veículos especiais da Ford, o SVT, e dar seu selo de aprovação ao modelo. E não economizou elogios.

“Conversíveis geralmente não combinam com alto desempenho, mas esse GT500 é diferente. Ele é forte, veloz e se equipara aos melhores esportivos, com um estilo próprio”, disse Shelby.

Os entusiastas do automobilismo sabem que os conversíveis, devido ao aumento do peso e à redução da integridade estrutural da carroceria em comparação com os modelos de capota rígida, forçam os fabricantes a limitar o seu desempenho.

- Publicidade -

Os ajustes exigidos no motor e na suspensão muitas vezes acabam prejudicando a dirigibilidade ou a durabilidade de componentes do veículo.

No novo Ford Mustang GT500, o mesmo motor V8 de 32 válvulas e 62 kgfm de torque equipa as versões cupê e conversível.

E, como o aumento de peso deste último foi limitado ao mínimo, poucas modificações precisaram ser feitas na suspensão, o que garante uma experiência de dirigir muito próxima da oferecida pela versão cupê.

- Publicidade -

No projeto do Shelby GT500 os engenheiros do Ford SVT usaram a mesma estrutura do Mustang 2005 conversível, mas conseguiram obter uma resistência torcional duas vezes mais forte.

A robustez foi ampliada com novos desenhos da estrutura e dos painéis da carroceria, sem a necessidade de reforços em excesso.

Por isso, o peso do conversível é apenas cerca de 57 kg maior que o do cupê, o que permitiu a utilização da mesma geometria de suspensão, com mudanças limitadas à calibração das molas, barras e amortecedores.

Enquanto o cupê traz as clássicas faixas que percorrem toda a carroceria, da frente à traseira, no estilo Shelby LeMans, o conversível apresenta faixas mais discretas nas laterais, com o logotipo GT500.

Na frente, destaca-se o novo desenho do capô e aberturas que otimizam a aerodinâmica e o fluxo de ar. Os faróis têm desenho mais agressivo.

Pela primeira vez em um Mustang SVT, a grade frontal exibe, em vez do tradicional distintivo do cavalo a galope, uma cobra deslocada do centro. A traseira é equipada com um difusor de ar inspirado no Ford GT.

A Ford anunciou que o Mustang Shelby GT500, com lançamento programado para o segundo semestre do ano que vem nos Estados Unidos, como modelo 2007, terá também uma versão conversível.

O modelo, equipado com motor 5.4 L V8 Supercharger, com 444 cv, será o Mustang conversível mais potente já produzido de fábrica nos 41 anos de história do modelo.

O lendário preparador Carroll Shelby, responsável pelo Mustang Shelby original, foi convidado a participar do projeto junto com o time de veículos especiais da Ford, o SVT, e dar seu selo de aprovação ao modelo. E não economizou elogios.

“Conversíveis geralmente não combinam com alto desempenho, mas esse GT500 é diferente. Ele é forte, veloz e se equipara aos melhores esportivos, com um estilo próprio”, disse Shelby.

Os entusiastas do automobilismo sabem que os conversíveis, devido ao aumento do peso e à redução da integridade estrutural da carroceria em comparação com os modelos de capota rígida, forçam os fabricantes a limitar o seu desempenho.

Os ajustes exigidos no motor e na suspensão muitas vezes acabam prejudicando a dirigibilidade ou a durabilidade de componentes do veículo.

No novo Ford Mustang GT500, o mesmo motor V8 de 32 válvulas e 62 kgfm de torque equipa as versões cupê e conversível.

E, como o aumento de peso deste último foi limitado ao mínimo, poucas modificações precisaram ser feitas na suspensão, o que garante uma experiência de dirigir muito próxima da oferecida pela versão cupê.

No projeto do Shelby GT500 os engenheiros do Ford SVT usaram a mesma estrutura do Mustang 2005 conversível, mas conseguiram obter uma resistência torcional duas vezes mais forte.

A robustez foi ampliada com novos desenhos da estrutura e dos painéis da carroceria, sem a necessidade de reforços em excesso.

Por isso, o peso do conversível é apenas cerca de 57 kg maior que o do cupê, o que permitiu a utilização da mesma geometria de suspensão, com mudanças limitadas à calibração das molas, barras e amortecedores.

Enquanto o cupê traz as clássicas faixas que percorrem toda a carroceria, da frente à traseira, no estilo Shelby LeMans, o conversível apresenta faixas mais discretas nas laterais, com o logotipo GT500.

Na frente, destaca-se o novo desenho do capô e aberturas que otimizam a aerodinâmica e o fluxo de ar.

Os faróis têm desenho mais agressivo. Pela primeira vez em um Mustang SVT, a grade frontal exibe, em vez do tradicional distintivo do cavalo a galope, uma cobra deslocada do centro. A traseira é equipada com um difusor de ar inspirado no Ford GT.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008